sexta-feira, 16 de outubro de 2015



Para a prescrição do treinamento físico visando emagrecimento, tratamento do diabetes, hipertensão arterial, cardiopatias ou aumento da Performance esportiva é imprescindível uma criteriosa avaliação clínica e funcional.

Uma avaliação conduzida com extremo rigor científico possibilita o diagnóstico clínico e funcional do indivíduo, ou seja, permite o mapeamento, o conhecimento e análise do funcionamento de diversos órgãos e sistemas.

O diagnóstico da aptidão cardiorrespiratória pode ser realizado através da medida do VO2 máx, cuja variável fisiológica é a principal para se medir a saúde cardiovascular.

Já o diagnóstico da força muscular, pode ser realizado através da Força Máxima Relativa, variável que é obtida a partir da relação entre o peso máximo levantado em um exercício determinado e o peso corporal.

A análise sobre a obesidade e risco de doenças cardiovasculares e metabólicas pode ser medido através da Circunferência Abdominal, Relação Cintura-Quadril e o Percentual de Gordura.

O diagnóstico dos parâmetros clínicos e funcionais permitirá ao profissional elaborar o prognóstico para cada aluno, ou seja, a partir da análise do VO2 máx, da força muscular, do nível de gordura corporal, o profissional poderá traçar quais serão as metas para cada um desses parâmetros fisiológicos, visando que o aluno tenha aumento da saúde, menor risco de doenças cardiovasculares e metabólicas, aumento da capacidade funcional ou aumento da performance.

As metas clínicas e funcionais (prognóstico) variam de acordo com o quadro e perfil de cada aluno (sedentário, obeso, idoso, diabético, hipertenso, cardiopata, atleta).

Qual o nível de VO2 máx que uma pessoa com 30, 40, 60 ou 80 anos deve ter para ter uma boa saúde cardiovascular e menores riscos de doenças cardiovasculares??

E em relação à Força Máxima Relativa, qual deve ser o nível, visto que a massa muscular e força muscular estão diretamente relacionadas à saúde e qualidade de vida??

Vidas estão sob nossas responsabilidades, sendo assim, precisamos nos capacitar a todo o momento, pois, nosso trabalho poderá mudar essas Vidas. 


ESCRITO POR PROFESSOR RAPHAEL CARVALHO


Nenhum comentário:

Postar um comentário