GERONTOLOGIA - PROCESSO DE ENVELHECIMENTO E SEUS PILARES

DEFINIÇÃO DE GERONTOLOGIA 


O termo Gerontologia foi cunhado pelo russo Elie Metchnikoff em 1903. Do grego geronto (velho, ancião) e logia (estudo), a Real Academia Espanhola (RAE) define Gerontologia como  "CIÊNCIA QUE TRATA DA VELHICE E DOS FENÔMENOS QUE A CARACTERIZAM".
Outro conceito muito importante a ser considerado é a da Gerontologia Cultural, que nasce da concepção de como a cultura influi na forma de envelhecer e de representar esta etapa vital.
Discutir sobre aspectos do envelhecimento é algo que ocorre desde o nascimento da humanidade.
Os principais acontecimentos dentro da Gerontologia, até os dias atuais, podem ser destacados no mundo sobre todos estudos a que se engloba, são eles:
  • 1906 - Dr. Alois Alzheimer realiza a primeira descrição do que quatro anos depois Emil Kraepelin definiu como doença de Alzheimer;
  • 1938 - Aparece o Primeiro artigo publicado sobre Gerontologia com o título "GERIATRICS", mostrando como é possível envelhecer de forma bem sucedida depois dos 80 anos;
  • 1950 - É fundada na Bélgica a INTERNATIONAL ASSOCIATION OF GERONTOLOGY (IAG), uma entidade multidisciplinar interessada na pesquisa da educação e políticas sociais que envolvem o envelhecimento;
  • 1961 - Ocorre a primeira conferências nos Estados Unidos com o tema: WHITE HOUSE CONFERENCE ON AGING (WHCoA);
  • 1962 - Um dos primeiros centros que contempla o estudo do indivíduo com o passar do ciclo vital, incluindo o envelhecimento, cria-se então: EUNICE KENEDY SHRIVER NATIONAL INSTITUTE OF CHILD AND HUMAN DEVELOPMENT (NICHD);
  • 1974 - Fundação da ASSOCIATION FOR GERONTOLOGY IN HIGHER EDUCATION (AGHE);
  • 1999 - É cria a Rede Latino-americana de Gerontologia (RLG) em Montevidéu, Uruguai;
  • 2012 - Declaração do ano europeu do envelhecimento, em que apresenta o ENVELHECIMENTO ATIVO E DA SOLIDARIEDADE entre gerações.

Mas, o quê é ser VELHO e o quê é ser IDOSO? Existem diferenças? 
Publicações cientificas no campo da velhice diferenciam-se entre as matérias de ciências sociais e ciências puras (aspectos mais biomédicos).
Estudos no campo da Gerontologia foram caracterizados por centrarem-se em aspectos médico-patológicos e nas diferenças produzidas em certas capacidades e habilidades entre diferente grupos etários.
A contribuição de diferentes disciplinas ao campo de estudo da Gerontologia pode ser multidisciplinar ou interdisciplinar.
Um citado muito importante e claro do Professor Mário Sérgio Cortella, nos esclarece sobre este entendimento de velho e idoso, diz:

“Não nascemos prontos (...) é absurdo acreditar na ideia de que uma pessoa, quanto mais vive, mais velha fica; para que alguém quanto mais vivesse, mais velho ficasse, teria de ter nascido pronto e ir se gastando...Isso não ocorre com gente, mas com fogão, sapato, geladeira. Gente não nasce pronta e vai se gastando; gente nasce não-pronta e vai se fazendo.”

Para compreender o envelhecimento das pessoas, é preciso considerar fatores como: biológicos, sociais, sócio econômicos, sócio afetivos e psicossociais.
Podemos então ter uma pessoa de 20 anos de idade caracterizada como velha e outra com 80 anos considerada jovem? Sim!
O significado de velho refere-se aquilo que vai se desgastando, degenerando, desintegrando, envelhecendo...É aquela pessoa que em qualquer época da vida perde a jovialidade ou à vai perdendo.

üvelho adormece e não sonha mais e, sendo assim, não sonha, não aprende e não ensina;


üvelho carrega o amargor e não se preocupa por não participar e nem transmitir experiências para outras gerações; afinal de contas Ele só faz o que aprendeu a vida inteira: transmitir pessimismo e desilusão. Dessa forma o idoso se remoça a cada amanhecer e o velho se esvai a cada noite que acaba;
üvelho só tem a mente voltada para o tempo que passou... Ele não soube viver;
üvelho sente saudades e sofre, o que o faz se aproximar mais da morte;
üvelho vive no sonâmbulo de sua vida... nem sonha... suas horas se arrastam  num marasmo sem fim.
Desta maneira fica claro que a idade em si só não pode ser um indicativo da entrada da velhice. A idade cronológica e a idade biológica são analisadas de diferentes formas, em que a idade cronológica determina a passagem dos anos e a idade biológica determina como seu sistema e diferentes órgãos se degeneram, se desgasta, estraga!
Então por que envelhecemos? Citarei aqui o famoso verso de Homérico, da guerra de Tróia, em que Aurora se apaixona por Titano e este pede a Zeus a IMORTALIDADE.
Pensemos, DE QUE ADIANTA TITANO PROLONGAR A VIDA SE NÃO ESTENDE TAMBÉM SUA JUVENTUDE, JOVIALIDADE?
Em minha concepção teremos que chegar a 80 anos de idade com todas nossas capacidades e habilidades psicomotoras e sociais preservadas, caso contrário, de que vale chegar a 100 anos sem condições de continuar a "VIVER"?
Finalizando este resumo da velhice, apenderemos a tirar todos estereótipos dos idosos e como se concebe a velhice e como ser jovial quando idoso.

IDOSO, O QUE SIGNIFICA? (em breve) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário